Budismo são os ensinamentos de Buda e as experiências interiores ou realizações desses ensinamentos. Eles têm uma relevância atemporal e universal e podem ser praticados por qualquer pessoa, em qualquer cultura, independentemente de raça, sexo ou idade. Os ensinamentos de Buda são conhecidos como Dharma, ao colocá-los em prática, protegemos a nós mesmos e aos outros do sofrimento e problemas. Todos os problemas que temos em nossa vida diária são causados pela ignorância e confusão, e o método para eliminá-los é a prática do Dharma. Praticar o Dharma é o método supremo para melhorar a qualidade de nossa vida humana, pois, não depende do desenvolvimento externo ou progresso material, mas do desenvolvimento interior de paz e felicidade.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA BAIXAR O
e-BOOK BUDISMO MODERNO GRATUITAMENTE 


Linhagem Ininterrupta

Buda deu seus primeiros ensinamentos há mais de dois mil e quinhentos anos. Desde então, eles têm permanecido puros e passados de professor para aluno em uma linhagem ininterrupta até os dias atuais. Graças à bondade dos mestres do passado, hoje temos a oportunidade de ouvir e praticar exatamente o mesmo Dharma ensinado originalmente por Buda.

 

Escola Kadampa

Budismo Kadampa é uma escola budista Mahayana fundada pelo grande mestre indiano Atisha (982-1054). Seus seguidores são conhecidos como Kadampas. “Ka” refere-se aos ensinamentos de Buda e “dam” às instruções especiais do Lamrim ensinadas por Atisha, conhecidas como as Etapas do Caminho à Iluminação. Os Kadampas são praticantes que confiam nas instruções de Buda como conselhos pessoais e as colocam em prática, seguindo as instruções do Lamrim. Os budistas Kadampas integram todo seu conhecimento dos ensinamentos de Buda em sua prática do Lamrim nas suas vidas diárias. Assim, transformam as atividades diárias no caminho para a iluminação.

 

Os grandes professores Kadampa

Após Atisha, a linhagem Kadampa passou por uma sucessão de mestres Kadampas, como Dromtonpa, Geshe Potowa, Geshe Sharawa e Geshe Chekhawa. Os Professores Kadampas são famosos por serem grandes estudiosos e praticantes espirituais puros e sinceros.
Em particular, a prática é enfatizada no treino da mente (Lojong em tibetano), com a qual podemos transformar nossas experiências da vida diária, e, em particular, os nossos problemas, sofrimentos e dificuldades no caminho espiritual.

 

BUDISMO MODERNO

Depois de Je Tsongkhapa, a linhagem Kadampa floresceu novamente por centenas de anos até hoje. A expressão Budismo Moderno, deve-se à apresentação do Dharma, concebida  pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso, em que ele adapta os ensinamentos de Buda para a compreensão das pessoas do mundo moderno, como um forte encorajamento para que todos desenvolvam e mantenham compaixão e sabedoria. "Se cada um praticar sinceramente o caminho da compaixão e da sabedoria, todos os seus problemas serão solucionados e nunca mais voltarão a surgir". É o que garante nosso Guia Espiritual.